2.2.10

Mapa Metro


Serei o único a reparar que quase a totalidade das pessoas que viajam de metropolitano ficam a olhar fixamente para o mapa que está por cima da porta?
Não acho estranho que muitas pessoas, tal como eu, quase viciadas no conforto da sua viatura e pouco habituadas a andar de metro o façam, mas qual o objectivo de quem viaja diariamente neste meio de transporte ao fazê-lo? O que esperam essas pessoas cada vez que olham para o mapa?
Eu, por exemplo, fiz a linha azul quase de uma ponta à outra e olhei várias vezes para fazer o cálculo do tempo que demoraría a chegar ao meu destino - 'Portanto, se fiz quatro estações em cinco minutos, vou demorar quinze minutos a fazer onze estações' (sim, sou uma excelência a matemática) - sendo isso uma explicação plausível para olhar para lá de dois em dois minutos. Mas quem viaja todos os dias, fazendo o seu trajecto casa-trabalho-casa, não sabe a conta de quanto tempo irá demorar de cór e salteado? Ou está na esperança que o metro apanhe trânsito, tenha um furo no pneu ou não consiga arranjar um lugar para estacionar? Será que quem olha diariamente para o mapa acredita que de um dia para o outro possam aparecer estações novas por obra do espiríto santo? Ou que as estações possam mudar de sitio? Ou estarão com medo que a senhora com voz caracteristica - que diz 'próxima estação: Rossio' - se engane no nome da estação e estão alí prontos a corrigi-la?
Além dos que olham para o mapa, existem ainda aquelas pessoas que vão de olhos fechados, com a cabeça apoiada no punho, colados ao vidro e a baberem-se pelo canto da boca. Quem pensa que elas estão a dormir está redondamente enganado! Elas vão a fazer um jogo de suspense em que se mantêm de olhos fechados para não caírem na tentação de olhar para o mapa e esperar que a tal voz caracteristica anuncie qual será a próxima paragem. Assim, correm o permanente risco de serem surpreendidos caso a senhora não fale por algum problema de ordem técnica, além de disfrutarem da sua voz, imaginando-a numa cara jovem e bonita.
Por falar nessa senhora, tenho impressão que sempre que ando neste meio de transporte ela viaja no mesmo metro que eu. A voz é sempre a mesma! Um dia faço um texto mais detalhado a abordar este tema, assim como acerca daquelas pessoas que aproveitam o reflexo do espelho para olharem para os outros sem dar nas vistas.

Gostaría apenas de alertar, para o caso de este blog ser visitado por algum assiduo espectador do mapa do metro, que a imagem tem um erro, pois a linha vermelha foi alargada até S. Sebastião e a azul até Sta. Apolónia.
Para os mais cépticos, parece que apareceram mesmo coisas novas no mapa, portanto vale a pena continuarem a olhar.

2 comentários:

  1. Ora aqui vai, em primeiro lugar vou comentar baseada unica e exclusivamente na minha experiência, é sem pudores que admito que olho várias vezes para o mapa e a minha esperança é que ele vá mais rapido que o normal ou pura e simplesmente salte uma estaçaozita ou outra.Isso e evitar olhar para as caras enfadonhas e tristes que hj em dia encontro no metro ás 6.30 da tarde. Quanto ao dormir apoiado no braço eu explico já mto rapidamente, são pessoas que tal como eu se levantam de madrugada para irem trabalhar e que no metro ja vao mortas de cansaço,pelo que aproveitam esse tempinho inutil para "pensar na vidinha" e descansar os olhos, ao contrário de ti que como nao tens ocupação te perdes a observar as peculiaridades dos ocupantes do metropolitano. Acho que a questão é mesmo essa. Calha mesmo bem o trabalhinho gordi, andas com demasiado tempo livre! :p P.S: Eu dormito no metro, mas não me babo! Quero deixar bem claro!

    ResponderEliminar
  2. Eu fico sempre um pouco claustrofóbica quando viajo de metro e passo a explicar porquê: sentas-te no teu lugar e olhas para o passageiro sentado à tua frente. Bem, se calhar não convém olhar muito, não vá ele sentir-se incomodado... Muito bem, olhas para a direita (partindo do princípio de que estás sentado nos bancos mais à esquerda). Oops, mais pessoas. Não é bonito fixá-las com o olhar! Olhas para a janela... Eish, os reflexos dessas pessoas!! Podem pensar que as estás a mirar assim de surra.
    Ou finges que dormes (ou dormes mesmo), ou olhas para o chão ou para o mapa do metro! Eu cá olho para o mapa e, geralmente, faço-o para contar os minutos que me faltam para chegar ao meu destino!

    ResponderEliminar